‘Esconder poemas – palavras em deslocamento no Centro’ é um convite para um movimento coletivo pela cidade para esconder-revelar poesia. A partir de um circuito pré-determinado, o Mapa da Poesia, a ação fará um passeio pela região Central neste sábado, 5 de julho, das 10h às 12h, a fim de ocultar palavras e deixar marcas de versos para serem descobertas.
Idealizado pelo o escritor Zé Maurício da Costa junto das Manas Escritas, Lívia Mota e Natália Moretti e das organizadoras da Feira [SUB], Fabiana e Marcela Pacola, o roteiro inclui doze pontos icônicos da cidade. Começa na frente da Biblioteca Pública Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’, às 10h, e passa por destinos que, de alguma forma, contam uma história como a Praça Carlos Gomes, o Mercadinho Campineiro, a viela da Praça das Andorinhas, além de dois ateliês artísticos, sebo, igreja, sexy shop e bares. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Os participantes, munidos de pranchetas e canetas, poderão também criar suas próprias linhas e rimas. O passeio termina com um brinde e um Sarau na mesa do bar.
“O [SUB]poética acontece pelo segundo ano consecutivo e é um pequeno festival para celebrar as ligações inesperadas entre seres e coisas, ideias e formas e homenagear a poesia. A ação desse ano ‘imprime’ palavras no concreto da cidade com intuito de despertar o olhar do caminhante cotidiano”, conta Fabiana Pacola, uma das idealizadoras e produtora da Feira.
A [SUB]poética integra as atividades da programação paralela da 7ª edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece anualmente em Campinas. Este ano, a feira será no dia 13 de setembro de 2025, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 20h.
A Feira SUB é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.
Serviço
Data: 5/7 (sábado)
Horário: das 10h às 12h.
Saída: em frente à Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas
Percurso: Biblioteca Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’, Praça Carlos Gomes, Pastelaria Voga, Ateliê Serafina, Sebo das Andorinhas, Ruído, Mercadinho Campineiro, Livraria Pontes, Igreja do Carmo, Viela da praça das andorinhas, Sexy Shop – Loja Muito Prazer, Facca Bar
Gratuito. Vagas limitadas. Inscrição pelo link.
Mais informações: site da Feira [SUB]
Sobre a Feira SUB
O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes gráficas e visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam e apresentar esses trabalhos para o público. A proposta é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes – o pilar do projeto – além de exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que acontecem em diversos espaços culturais da cidade e que fazem parte da programação paralela.
Sobre o MIX Estúdio Criativo
O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design e assessoria de imprensa que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações, arte impressa, artes gráficas e projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops.
©2025 Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes. Todos os direitos reservados.