Feira [SUB] promove evento literário inusitado: o “não lançamento do livro do Zé”, nesta sexta-feira

Feira [SUB] promove evento literário inusitado: o “não lançamento do livro do Zé”, nesta sexta-feira

Campinas.com.br
12 de junho de 2025

Como parte da 7ª edição da Feira [SUB], a Livraria Candeeiro sedia o “não lançamento do livro do Zé”, nesta sexta-feira, 13 de junho de 2025, das 19h às 21h. O evento, algo inusitado no cenário literário, é gratuito, aberto ao público e conta com um bate-papo sobre um livro não publicado, porém já escrito, do autor José Maurício da Costa.

 

O intuito do não lançamento é trocar ideias e conversar sobre a escrita e pós-escrita, compartilhar as inquietações do antes do livro se materializar, fazer uma catarse desse misto de alívio e desassossego que acomete todo o escritor diante da palavra ‘fim’.

 

Segundo o autor José Maurício, “Em um mundo ainda dominado pelo culto à imagem do escritor e ao fetiche da mercadoria, o espaço pra se pensar o livro como algo independente de sua superfície material se torna, cada vez mais, algo essencial. Seguindo por essa linha de raciocínio, o ato de separar o trabalho criativo do objeto provoca novos elos entre autor e leitor, entre o ‘sagrado’ da obra de arte e o ‘profano’ do dia a dia, enfim, entre a teoria crítica e a prática social”.

 

A produtora da Feira [SUB], Marcela Pacola, vai além: “como fica o autor nessa fresta que se abre entre o original e o livro ainda não publicado? Como lidar com a angústia de guardar pra si o enredo, os personagens e a curva completa da história? São dúvidas que ficam na nossa cabeça e que teremos a chance de perguntar para o autor”.

 

Participam do bate-papo, além do autor e fundador do Storiologia, José Maurício da Costa, Livia Mota e Natália Moreti, fundadoras do Manas Escritas® e Marcela e Fabiana Pacola, produtoras da Feira [SUB].

 

Sobre a Feira [SUB]

 

O Projeto Cultural [SUB] é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes gráficas e visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam e apresentar esses trabalhos para o público. A proposta é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes – o pilar do projeto – além de exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que acontecem em diversos espaços culturais da cidade e que fazem parte da programação paralela nos meses que antecedem a feira.

Serviço:

“Não lançamento do livro do Zé”

Local: Livraria Candeeiro. Rua Dr. Viera Bueno, 170 – Cambuí – Campinas

Horário: 13/06 – das 19h às 21h

Preço: Gratuito

Notícia na íntegra aqui: