Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes acontece em Campinas neste sábado com 90 expositores e movimenta a cena das artes gráfica

Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes acontece em Campinas neste sábado com 90 expositores e movimenta a cena das artes gráfica

Sexta edição da Feira acontece no dia 14 de setembro, das 11h às 21h, na Biblioteca Zink, em Campinas com expositores de todo o Brasil. A Feira SUB tem entrada gratuita.
Agência Social de Notícias
11 de setembro de 2024

A sexta edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece em 14 de setembro de 2024, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h, vai reunir 90 expositores  entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil com trabalhos que se utilizam de diversas técnicas do campo das artes gráficas. São publicações como zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras, serigrafia entre outros que tem em comum a produção autoral e independente, o ineditismo e a criatividade. A Feira SUB tem entrada gratuita.

Durante a Feira acontecem, também, várias ações como colagem coletiva de lambe-lambes, flash poesia, oficina e troca de stickers, impressão com mimeógrafo, discotecagem e, pela primeira vez, uma transmissão ao vivo da Feira pela OverRocks, uma webradio independente. (confira programação completa das ações abaixo). Algumas editoras programaram de fazer o lançamento de novos títulos na Feira.

“Esse ano, a SUB ficou maior, não a Feira em si, mas o alcance do Projeto Cultural [SUB], que cresceu de forma horizontal. Espichamos a SUB por meio da programação paralela que começou no final de maio. Por meio de parcerias relevantes levamos atividades para diversos espaços culturais e universidade ao longo dos meses que antecederam a feira. É uma forma de aproximar as pessoas da proposta do Projeto, promover debates, exposições artísticas, mostrar como acontecem os processos gráficos na prática e como isso pode estar ao alcance de todos. Nessa edição, com o patrocínio da Fundação FEAC, realizamos um desejo antigo que foi levar duas oficinas de experimentações gráficas para dentro de uma escola pública e foi muito bacana ver como a arte é um agente que impacta as pessoas”, conta Marcela Pacola, idealizadora e produtora da Feira SUB.



“As feiras de publicações são espaços de circulação e conexão de pessoas. Também é um lugar de troca de experiências, de conhecimento e de se surpreender vendo os trabalhos e trocando ideias com os artistas sobre seus processos de criação. Estamos sentindo o reflexo positivo do que fizemos esse ano, dessa ideia de começar bem antes. Ampliar para aproximar é algo que se mostrou fundamental e que só se faz possível por conta das parcerias que construímos ao longo das edições”, complementa Fabiana Pacola, coprodutora da SUB.

A Feira SUB (@feirasub) é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com patrocínio da Fundação FEAC, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, da Extecamp por meio do Curso de Especialização em Design Gráfico, IA-Instituto de Artes/Unicamp e parcerias.  Saiba mais no site feirasub.com.br.

Expositores

Anansi Lab [Campinas], Andante edições [Belo Horizonte], Ateliê Serafina [Campinas], Banca Tatuí [São Paulo], Bebel Books [São Paulo], Borboleta Azul [São Paulo], Borogodó Editora [São Paulo], CADERNO LISTRADO [Curitiba], CaiOshima [São Paulo],  capineira [São Paulo],  Carriero [Campinas], CartoArte [Campinas], Cesar Ganimi [Campinas],  Coletivo Encaderna [Campinas], Coletivo Imagens Superviventes – Ateliê CASA [Campinas], Coletivo Oito de Ouros [São Paulo], Coletivo Pompom Grená [Campinas], Coletivo Relva [Campinas], Costuradus – Experimentos Gráficos [Mauá], Delfin [Campinas], Deriva dos Livros Errantes [Rio de Janeiro], Devora Editorial [São Paulo], Diego Pansani [Campinas], Dinelli [Campinas], Edições Barbatana [São Paulo], Edições Jabuticaba [São Paulo], Editora Factível [São Paulo], Editora Incompleta [São Caetano do Sul / Lindoia / São Paulo], Erckmam [Brasília], Escambo Gráfico [Araraquara], Especializacão Design Gráfico Unicamp [Campinas], Especialista Fine Art [Campinas], Estudio Ceda el Paso [São Paulo], Experimentos Impressos [Canoas], fotolab linaibah [São Paulo], Gambiarra Genérica [Campinas],  Gato de Franja [Campinas], Gráfica Ordinária [São Paulo], gráficafábrica [São Paulo], grazi fonseca [Porto Alegre],  Grupo GUAPA [Campinas], Hofstatter [Americana], Impressões de Minas Editora [Belo Horizonte], IMPRESSOS PROSAICOS [Rio de Janeiro], Itinero Grapho.Merien Rodrigues [São Paulo], JAMAC_Jardim Miriam Arte Clube +Autoria Compartilhada [São Paulo],  João Amorim [São Paulo], João Bosco /Atelie Aquastre [Hortolândia], Joões Estúdio Editorial [Campinas], Juliana Sá [Campinas], Keila Knobel [Campinas], Keila Okubo [São Paulo], Laboratório do Livro [Araraquara], Laura Mazzo [São Paulo], Laura Trchmnn [Campinas], Lobo [Niteroi], Lote 42 [São Paulo], Lovely House [São Paulo], Lucas Sakai [São Paulo], Luciane Kunde [Rio Claro], Mambembe Livros [Belo Horizonte], Márcio Sno Produções [São Paulo], Marina Schenkel Jensen [Campinas], Marina Tavares [Botucatu], Mateus Faria [Bauru], n-1 edições [São Paulo], NADA∴Studio Criativo [Botucatu], OFÍCIOS TERRESTRES EDIÇÕES [Campinas],  OverRocks Web Rádio [Campinas],  ÔZé Editora [São Paulo], Paralelas [São Paulo], Pérola Pessoa [São Paulo], Piscina Pública Edições [São Paulo], Poupée Rouge Publicações [Santos], Projeto RUA – Priscila Bellotti [São Paulo], Rachel Rego [Rio de Janeiro], Rafa Black [São Paulo], Rede Collage Brasil [São Paulo], Rodrigo Abdo [São Paulo], Rodrigo Leme [São Paulo],  Sem Geração [São Paulo], Sismo [Mogi das Cruzes], Sophia Lautert [São Paulo], SQN Biblioteca [Belo Horizonte], Suggestion [Americana], Vienno [Limeira], Xilomóvel Ateliê Itinerante [Campinas], Zarabatana Books [Campinas].

O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design e assessoria de imprensa que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações, arte impressa, artes gráficas e projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops.

Sobre a Fundação FEAC 

A Fundação FEAC é uma organização independente e autossustentável do terceiro setor, localizada em Campinas, dedicada a criar uma sociedade mais justa e sustentável. Focada em educação, assistência social e promoção humana, investe em projetos próprios e em parcerias com outras organizações para apoiar regiões e populações vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Financiada por recursos próprios e parcerias institucionais, a Fundação é gerida por um Conselho Curador e uma Diretoria Executiva, com uma equipe técnica especializada em suas áreas programáticas. Para mais informações, acesse: feac.org.br

 

Serviço

Feira SUB 2024

Data da Feira: 14 de setembro de 2024

Horário: 11 às 21 horas-

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP – ao lado da Prefeitura)

Entrada gratuita

Programação

12h às 17h | OFICINA ZINE DIE DE STICKERS

Com Raquel Costa e Patrick Antunes/@helloldboy

Mesa de produção e troca de stickers. A partir de materiais como adesivos e canetas, as pessoas são convidadas a produzir seu próprio sticker e trocar com outros artistas. Stick Art é uma modalidade de arte urbana ligada à grupos de cultura alternativa que utilizam etiquetas adesivas como forma de manifestação pós-moderna.

Gratuita | classificação livre

12h às 19h | MARCAS DA POESIA | Flash poesia + Arte Gráfica

Com Manas Escritas e Storiologia

Poesia ao vivo e a cores com a soma das artes gráficas. Os versos escritos na hora com base na escuta dos visitantes, pelas manas Lívia e Natália Mota da ‘Manas Escritas’, vão receber o incremento dos símbolos e grafismos desenhados por José Maurício da Costa da Storiologia. Uma composição que vai reunir no papel texto e design únicos para cada história ouvida. Além dos versos sob medida, os visitantes poderão experimentar compor a sua própria poesia, a partir de palavras recortadas, carimbos, lápis e caneta.

Flash poesia + Arte Gráfica | classificação livre

15h às 21h | DISCOTECAGEM

Com Riva / @rivarock_discos

Ele faz o som da Feira [SUB] desde a primeira edição.  É o mestre dos

mestres dos vinis.

16h | COLAGEM LAMBE

Com Ricardo Lima e Matheus Hofstatter

Colagem coletiva de lambe-lambe. Arte urbana nas ruas de Campinas numa ação do Festival de Fotografia Hercule Florence. Na frente da Biblioteca Zink, nos muros da E.E. Carlos Gomes.

Gratuita | classificação livre

11h às 21h | MIMEOGRAFANDO

Com João Bosco

Você já viu um mimeógrafo? O artista João Bosco traz seu mimeógrafo para a Feira [SUB].

Gratuita | classificação livre

11h às 21h | PLURIVERSO | LIVRO DE ARTISTA

Construção de autoria coletiva

Mesa expositiva com os livros de artista que foram produzidos durante as oficinas Pluri[verso] – encontros de práticas para construção de uma publicação coletiva, oferecidas pela artista Valéria Scornaienchi. A partir de uma atividade iniciada pelo silêncio, contemplação e escuta, com o objetivo de criar um espaço de conexão e expressão entre humanos e não humanos, cada participante produziu – de maneira livre – um trabalho para compor a publicação com tiragem única.

Gratuita | classificação livre

11h às 21h | OVERROCKS WEB RADIO – AO VIVO DIRETO DA FEIRA [SUB]

A OverRocks Web Rádio é destinada à divulgação de bandas independentes, artistas autorais, toda forma de expressão artística e underground sem fronteiras. Durante a Feira [SUB] haverá programação musical com flashes ao vivo da Feira, interatividade com os artistas expositores e o público.

Notícia na íntegra aqui: