Exposição Aruanã na Biblioteca Zink aborda a lenda do peixe que se transformou em guerreiro após salto fora da água

Exposição Aruanã na Biblioteca Zink aborda a lenda do peixe que se transformou em guerreiro após salto fora da água

Exposição ‘Aruanã’ contará com bate-papo e atividades com os artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto
Jornal do Castelo
03 de setembro de 2024

A exposição “Aruanã”, organizada pelo Xilomóvel Ateliê Itinerante, será inaugurada nesta segunda-feira, 2 de setembro, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink (Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas). A visitação é gratuita e a mostra ficará aberta até 30 de setembro, funcionando diariamente das 9h às 17h.

 Os artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, responsáveis pela exposição, apresentam trabalhos relacionados à pesquisa do cartaz da Feira SUB 2024, evento de arte impressa e publicações independentes. A abertura contará com um bate-papo com os artistas e uma atividade prática de experimentação.

A exposição aborda a lenda do peixe Aruanã, que, segundo a tradição Yny-Karajá, transformou-se em guerreiro após um salto fora da água. O cartaz da Feira SUB, desenvolvido pelos artistas, retrata esse salto com uma colagem que combina impressão de borracha e carimbos, buscando capturar a essência da determinação e esperança do Aruanã.

 A Feira SUB, que ocorrerá na Biblioteca Zink em 14 de setembro, conta com 90 expositores e faz parte da programação paralela da exposição. O evento, que também é gratuito, tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

Notícia na íntegra aqui: