A Livraria Candeeiro, em Campinas, recebe um evento singular no dia 13 de junho (sexta-feira), das 19h às 21h: o “não lançamento do livro do Zé”. Aberto ao público e com entrada gratuita, o encontro propõe uma reflexão pouco comum no meio literário — falar sobre um livro que já foi escrito e ainda não publicado, em um bate papo com o autor José Maurício da Costa.
A proposta é discutir o que acontece entre o fim da escrita e o momento em que o original é impresso e publicado, explorando o alívio e as inquietações que acompanham os autores nesse processo.
“Em um mundo ainda dominado pelo culto à imagem do escritor e ao fetiche da mercadoria, o espaço pra se pensar o livro como algo independente de sua superfície material se torna, cada vez mais, algo essencial”, diz José Maurício da Costa. “O ato de separar o trabalho criativo do objeto provoca novos elos entre autor e leitor”, acrescenta.
Além do escritor, participam do bate-papo as também escritoras Livia Mota e Natália Moreti, fundadoras do coletivo Manas Escritas®, e as produtoras culturais Marcela Pacola e Fabiana Pacola, da Feira [SUB], que organiza o “não lançamento” como parte da programação paralela de sua 7ª edição, marcada para 13 de setembro na Biblioteca Municipal de Campinas.
Segundo Marcela Pacola, o evento oferece a oportunidade de ouvir do autor como é “lidar com a angústia guardar pra si o enredo, os personagens e a curva completa da história”. “Como fica o autor nessa fresta? São dúvidas que ficam na nossa cabeça”, diz. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 13/6 (sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Livraria Candeeiro
Endereço: Rua Dr. Vieira Bueno, 170, Cambuí, Campinas (SP)
Ingresso: entrada gratuita
©2025 Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes. Todos os direitos reservados.