A curadora Luciana Bertarelli conversa com o artista Marcio Elias Santos neste sábado (23), às 11h, no MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas ‘José Pancetti’ sobre o processo de criação das obras e as questões que reuniram o conjunto de trabalhos da exposição ‘Da Raiz à Pele’ que está em cartaz até dia 20 de setembro de 2025. O bate-papo integra as atividades da programação paralela da sétima edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes. A entrada é gratuita.
A exposição do artista Marcio Elias Santos apresenta obras em papel como xilogravuras coloridas de grande formato, estêncil, serigrafia e monotipia, além de um vídeo e uma foto instalação. São mais de 40 trabalhos que investigam o corpo, sua presença, sua materialidade, sua identidade e sua integração sensível com o ambiente. Separadas ou combinadas entre si, essas técnicas foram usadas pelo artista para explorar a imagem do corpo através de fluxos cromáticos, de texturas e de recortes entre figura e fundo. São trabalhos produzidos entre 2024 e 2025, focados tanto na representação do corpo e sua materialidade, mas também na consciência de sua importância na construção do conhecimento, desde a sua relação com o mundo até a própria identidade.
Sobre o artista
Márcio Elias Santos é artista visual, educador e doutor em artes visuais pela Unicamp, investiga os processos de construção da cor e sua manipulação pelo corte da xilogravura e de outras linguagens gráficas. É artista do projeto Xilomóvel desde 2009. Das exposições que participou destaca-se Despertar (individual, AtAl Campinas, 2023) e Xilo: Corpo e Paisagem, coletiva de xilogravuras, Sesc Guarulhos e Sesc Pinheiros, 2019.
Sobre a curadora
Luciana Bertarelli É artista visual e educadora, doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Em sua pesquisa visual, vem investigando as materialidades sutis da gravura, tecendo relações com o corpo e as memórias que nele se encontram gravadas. É artista do projeto Xilomóvel desde 2009. Em 2025 participou da imersão artística Habitar os Vínculos, na Terra Saúva (Botucatu SP) e em 2024 integrou a exposição coletiva Cartograhies Utopiques, na Biennale DAK’ART OFF (Dakar, Senegal).
Sobre a Feira SUB
O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes gráficas, artes visuais e literatura e apresentar esses trabalhos para o público. A proposta é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes que acontece uma vez ao ano e oficinas, bate-papos, exposições, palestras e encontros literários que acontecem em diversos espaços culturais de Campinas ao longo do ano como parte da programação paralela da feira, além de ações em parceria com fundações e entidades assistenciais. Saiba mais: feirasub.com.br
SERVIÇO
Bate-papo| EXPOSIÇÃO DA RAIZ À PELE | Marcio Elias Santos
Curadoria: Luciana Bertarelli
Dia/horário: 23.08.25, às 11h
Visitação: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h | Sábado das 10h às 16h
Local: MACC – Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas, SP (ao lado da Prefeitura)
Entrada gratuita. Classificação livre
Acessibilidade: Esse encontro contará com apresentação em Libras e o prédio (MACC) possui acessibilidade arquitetônica
Feira [SUB]
Data: 13 de setembro de 2025, das 11h às 20h
Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’ – Av. Benjamin Constant, 1633, Centro
Entrada gratuita. Classificação livre
Mais informações no site feirasub.com.br
©2025 Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes. Todos os direitos reservados.