Hofstatter e Feira Sub apresentam:
PAREDES
PAREDES é um documentário média metragem do primeiro festival de arte de rua da cultura do lambe lambe da cidade de Americana, também chamado PAREDES– Festival nacional de lambe lambe.
Esta sessão faz parte da programação paralela da FEIRA SUB 2024 @feirasub
PAREDES
Lambe-lambe. Até o nome é gostoso.
Hofstatter (artista visual, agitador cultural, diretor e produtor responsável pelo filme Paredes) contextualiza sem maiores complicações: “O lambe-lambe surgiu ainda no século 19, na França, como peça de propaganda para os espetáculos circenses”. Obviamente, os baixos custos de produção foram essenciais para a proliferação dessa mídia. E foram esses mesmos baixos custos que a transmutaram de estratagema publicitário em ativismo político. Ou melhor, artivismo.
Nas ruas, fora do espaço elitista dos museus e galerias, o lambe-lambe é pura subversão. Como segue dizendo Hofstatter, a parede é divisão, separação; colou algo ali, ela magicamente se converte em um veículo de aproximação entre as pessoas e a cidade na qual (sobre)vivem.
O filme Paredes, é, portanto, um circo. A trupe é da pesada e oferece um baita espetáculo. Ricardo Lilika, Danilo Cunha, Lea Moraes, Edu Revolblack, Erckman, Quel Costa, Janis, o coletivo SHN e o próprio Hofstatter mostram não só a força disruptiva de se ocupar a urbe com arte, mas o potencial infinito dessa secular tecnologia dentro de uma sala de aula. Arte, educação e vida indissociáveis, impressas no papel e estampadas nas paredes do mundo.
Márcio Paixão Jr. é produtor cultural, Mestre em Comunicação e Doutor em Arte e Cultura Visual.
Projeto contemplado e fomentado pela Lei Paulo Gustavo edital 003 ( audiovusual Categoria média Metragem)na cidade de Americana -SP.
#MinC #LeiPauloGustavo #LPG #MonitoraMinC #MinistérioDaCultura #Americana #SãoPaulo