cartazes [sub]

Cartazes

A cada edição da Feira SUB convidamos um artista para elaborar o cartaz de divulgação cuja identidade criada inspira todo o material visual da edição. 

O artista tem liberdade técnica e estética. A única referência proposta é com relação à identidade da feira que é representada pela simbologia de um peixe. 

A função do cartaz é interagir com o espectador com a finalidade de divulgar uma informação de maneira interessante esteticamente e sintética ao mesmo tempo que reforça a importância do design e da arte gráfica.  

A cada edição da Feira SUB convidamos um artista para elaborar o cartaz de divulgação cuja identidade criada inspira todo o material visual da edição. 

O artista tem liberdade técnica e estética. A única referência proposta é com relação à identidade da feira que é representada pela simbologia de um peixe. 

A função do cartaz é interagir com o espectador com a finalidade de divulgar uma informação de maneira interessante esteticamente e sintética ao mesmo tempo que reforça a importância do design e da arte gráfica.  

Cartaz 6ª Edição 2024

Cartaz Feira SUB 2024 Xilomóvel
Logotipo Xilomóvel
Ateliê Xilomóvel
Coletivo

“Queríamos fazer um cartaz com um peixão, e fizemos uma pesquisa sobre os peixes brasileiros até chegarmos na lenda do Aruanã, o criador do povo Yny-Karajá. Conta a história que esse peixe sonhava em ser humano e viver fora das águas, e um dia, durante a festa do boto, deu um pulo para fora da água pra tentar respirar. Compadecido por seu esforço, Tupã decidiu transformar Aruanã em um guerreiro e foi de sua união com as entidades Parajás que nasceu o povo Karajá. Tentamos captar em nosso cartaz esse pulo do peixe, carregado de determinação e esperança. O cartaz é uma colagem, feita a partir de uma mistura de técnicas gráficas: a impressão de mantas de borracha recortadas para as cores de fundo e o uso de carimbos para criar as texturas do peixe e da água.”

Mini bio

O Xilomóvel [ @xilomovel ] é um projeto que nasce do encontro entre os artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, e que se dedica à pesquisa e difusão da gravura através do ensino, da produção e da realização de exposições e de outras ações. Criado em 2009, o Xilomóvel visitou até o momento mais de 60 cidades brasileiras, percorreu cerca de 50.000 km, e atendeu a cerca de 7.000 pessoas. O projeto foi contemplado em diversos editais e atuou em parcerias com SESC/SP, Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, entre outros.

Cartaz 5ª Edição 2023

Cartaz Feira SUB Fabiano Carriero 2023
Fabiano Carriero
Artista visual

De uma certa forma todo mundo está ‘vendendo o peixe’, então pode se dizer que somos pescadores de sonhos. Esse foi o mote do desenho. A técnica que usei foi acrílica sobre papel 200g, depois fotografei para impressão do cartaz e reprodução em outros formatos de artes gráficas.”

Mini bio

Carriero é formado em artes visuais pela PUC-Campinas. Seus trabalhos remetem – e provocam o olhar – sobre a realidade do Brasil. No seu espaço de trabalho na Vila Industrial  – o Ateliê Folha – onde também reside, o artista realiza eventualmente mostras para o público e, desde 2007, aos finais de semana vende suas obras na Feira do Centro de Convivência de Campinas. Como muralista, uma das suas obras mais conhecidas na cidade, é a ‘Carne de Caju’, um mural de 30 metros de altura no edifício Dona Othilia no cruzamento das avenidas Moraes Sales e Júlio de Mesquita.

Cartaz 4ª Edição 2019

Cartaz Feira SUB Vini Cruz 2019
Vinícius Cruz
Artista visual

“Fiz um desenho de base em xilogravura, imprimi, e depois trabalhei com nanquim nessa impressão sobre folhas de dicionário. O ponto de partida para a criação da imagem do cartaz foi o encontro entre a imagem simbólica da feira – o peixe – e o nanquim, que há algum tempo tem sido o principal meio utilizado em meus desenhos. A associação entre esses dois elementos me levou a pensar na imagem do surubim, um peixe que apresenta listras pretas que parecem ter sido desenhadas sobre ele com nanquim. Ao mesmo tempo, a ideia de um cartaz me remeteu à xilogravura para a criação da imagem devido ao forte caráter gráfico dessa técnica. Decidi experimentar unir as duas técnicas: fiz um desenho em xilogravura, imprimi em folhas de um dicionário antigo e, sobre essa impressão, trabalhei com o nanquim acrescentando as manchas características do surubim e alguns outros elementos da imagem.”

Mini bio

Vinícius Cruz (@vinicicruz) é artista visual e desenvolve trabalhos em pintura, desenho, fotografia e vídeo. Movido pelas paisagens da sua terra natal, no interior de Minas Gerais, busca por meio de um diálogo com elementos da natureza e com a cultura popular, compreender a ecologia das relações entre as pessoas e os locais aos quais pertencem.

Cartaz 3ª Edição 2018

Cartaz Feira SUB 2018
FRËSZ
FRËSZ
Artista e Designer

“Eu cresci na Vila Madalena, então o grafite sempre foi uma estética muito familiar para mim. Quando recebi o convite para fazer o cartaz da SUB, me veio a ideia de usar a referência do grafite, da arte de rua. Utilizando a identidade da feira, que é representada pela simbologia de um peixe, criei um desenho e utilizei a serigrafia para suporte. Fiz vários lambes, utilizando 3 cores, e fui aplicando a serigrafia sobrepondo cores. Isso por si só já poderia ser o cartaz. Mas eu achei que faltava a estética da rua, da subversão, da arte acessível, que são propostas da SUB, e tive a ideia de colar os lambes em uma parede e fazer um registro fotográfico. Chamei a Raquel Costa, do coletivo Pemba Press para fazer esse registro. Com isso, o cartaz foi representado por várias linguagens artísticas”.  

Mini bio

Frësz (@lab.torpe) é formada em design gráfico, trabalha com arte urbana usando como linguagem grafite, zine, lambe-lambe e outras manifestações. Começou a fazer grafites na época da faculdade e, desde então, vem intensificando sua produção. Depois de formada trabalhou com arte-educação, usando como linguagem grafite, zine e artesanato. 

Cartaz 2ª Edição 2017

2017_cartaz_valeria scornaienchi
Valéria Scornaienchi
Valéria Scornaienchi
Artista visual

“No processo criativo do cartaz, pensei em algo que trouxesse uma ideia de diversidade, de desvio, de subterrâneo, de submerso, de subversivo, que trouxesse a ideia de alguma coisa que parece, mas que não se pode perceber rapidamente o que é, imagens híbridas. Busquei imagens relacionadas a todos esses ‘subs’ e fiz desenhos baseados nas imagens encontradas. Depois escolhi os animais, misturei as formas no intuito de parecerem criaturas estranhas e os coloquei no ambiente dos desenhos. Utilizei nanquim e guache para desenvolver o projeto principalmente por causa da impressão, para que as cores ficassem o mais fiel possível.”

Mini bio

Valéria Scornaienchi  (@valeriascornaienchi) é artista visual. Apresenta sua poética em várias linguagens artísticas. Encontra nas experiências em lugares de passagem e no cotidiano, um campo de vivências afetivas com seres não humanos e humanos. Os deslocamentos provocam amplitude no olhar e tempo de contemplação que a artista tem trazido para o ateliê em uma forma de produção lenta, profunda e especialmente pautada pelo tempo das plantas, dos seres viventes visíveis e invisíveis. Nas suas práticas expositivas traz um olhar coletivo na construção e montagem das exposições na intenção de discutir os processos criativos e aproximar as pessoas do tempo estendido de trabalho, fazeres atravessados por tempos de silencio e contemplação.

Cartaz 1ª Edição 2016

Cartaz Feira SUB Fabiana Pacola 2016
Fabiana Pacola
Fabiana Pacola
Jornalista e Designer

“A ideia de usar a simbologia do peixe como elemento representativo da Feira SUB tem a ver com cardume. Pensar os artistas e publicadores independentes como cardumes que se movimentam juntos, na maré da liberdade de expressão e criação, subvertendo e surpreendendo. O peixe rabiscado aleatoriamente no papel representa aquele momento pensante, anterior à ideia, aquele rabisco que funciona como uma isca para a criatividade vir à tona.”

Mini bio

Fabiana Pacola (@fabianapacola) é jornalista e designer. Atua junto de artistas visuais em projetos que envolvem design editorial tais como publicações, catálogos, portfólios e livros de artista e outros trabalhos vinculados ao seu estúdio criativo Neo Arte Design. Uma das idealizadoras e produtora da Feira SUB, é responsável também pela identidade visual e pela comunicação do projeto SUB.