Feira SUB de Arte reúne 90 expositores de todo Brasil neste sábado

Feira SUB de Arte reúne 90 expositores de todo Brasil neste sábado

Quinta edição do evento, que apresenta trabalhos artísticos impressos e publicações independentes de artistas, será na Biblioteca Zink
Correio Popular
16 de setembro de 2023
Aline Guevara/ cadernoc@rac.com.br A arte gráfica de produtores autorais ganha destaque em Campinas neste sábado. Hoje acontece a quinta edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes, que reúne 90 expositores – editoras independentes, coletivos e artistas – de todo Brasil para apresentar seus trabalhos, entre revistas, livros, fotolivros, zines, ilustrações, xilogravuras e serigrafia. O evento acontece na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, no Centro, das 11h às 21h, com entrada gratuita.

“Não é uma feira focada em uma coisa ou outra, ela é bem misturada. A gente tenta sempre trazer essa diversidade de linguagem artística, de suportes, para mostrar para o público as mais variadas possibilidades de artes gráficas e visuais”, conta Marcela Pacola, idealizadora e produtora da Feira SUB. “São artistas com trabalhos mais autorais, artesanais. Eu acho que as feiras são fundamentais para que essas pessoas circulem suas obras”, completa.

QUEM ESTÁ NA FEIRA

Os expositores foram selecionados pela organização do evento a partir de uma convocatória realizada no início do ano. Esta edição conta com 20% de artistas e iniciativas de Campinas, como o Xilomóvel, um ateliê itinerante de xilogravuras. Também estarão no local promovendo a arte da xilogravura em vários formatos o Ateliê Serafina, que produz livros de artistas, e o coletivo da Revista Guapa, que reúne ilustrações e diversos trabalhos artísticos nas suas publicações. Também haverá publicações literárias voltadas para as crianças, inclusive com produção da editora Cecerelê, de Barão Geraldo. De fora da cidade, a feira recebe várias editoras, uma delas é a paulistana Lote 42, que vai trazer a sua icônica Banca Tatuí para a feira, e outra é a recifense Pó de Estrelas.

Dos 90 expositores, 60 nunca vieram para nenhuma edição da feira, de forma que o público anterior do evento tenha muitas novidades na versão deste ano. A Feira SUB retoma sua frequência depois de três anos sem ocorrer por conta da pandemia. “Ficamos surpresas, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer com esses pequenos produtores num momento como esse de parada. Mas foi uma retomada bem forte. Muitos se inscreveram, bem mais do que vão vir por causa da curadoria, com trabalhos muito legais”, reforça a produtora.

Às 15h, o evento recebe o Riva Rock Discos para um momento musical. E a partir das 16h, haverá uma ação de colagem de lambe-lambe, em parceria com o Festival Hercule Florence de Fotografia, organizada pelo fotógrafo Ricardo Lima e o artista expositor Matheus Hofstatter.

ARTE ÚNICA

Segundo Marcela, o evento vai apresentar livros e artes que não são encontrados facilmente e existe uma característica especial nas feiras como a SUB, que é a troca possível entre o artista e o público, que tem a oportunidade de entender os bastidores, as inspirações e o processo artístico. “Às vezes só olhando a obra, aquilo pode não interessar, mas quando você começa a conversar com o artista, ele pode contar como chegou naquele trabalho, você percebe ideias que ele colocou ali. É uma experiência muito mais rica”.

Um resultado da feira, de acordo com a organização, é o início de parcerias entre artistas, criação de coletivos e a formação de um público interessado em arte independente. “A feira é uma catalisadora de muita coisa, inclusive de público. Nós recebemos na última edição cerca de 2.700 pessoas, um número bem interessante, mas ainda tem muito potencial para crescer”.

PROGRAME-SE

Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes
Quando: sábado, 16/9, das 11h às 21h
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” – Av. Benjamin Constant, 1633, Centro
Entrada gratuita

Notícia na íntegra aqui: