A
Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes tem programação gratuita com exposição, bate-papo, oficinas e visita guiada. A programação começa a partir de 30 de agosto. O evento principal com 90 expositores acontece no dia 16 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ em Campinas.
A 5ª edição da Feira SUB vai trazer 90 expositores entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil com trabalhos que se utilizam de diversas técnicas do campo das artes gráficas. “Será uma edição especial, de retomada de um evento que traz para Campinas o que tem de mais contemporâneo no cenário das publicações independentes. Destes 90 expositores, cerca de 60 são estreantes e nunca participaram da Feira anteriormente, isso mostra que a cada ano, a feira tem um certo ineditismo, conta Marcela Pacola, produtora da Feira SUB.
Entre as novidades da programação – em parceria com o Curso de Especialização em Design Gráfico, da Extecamp – está uma visita à Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA), conduzida pela Professora Fabiana Grassano e pela Bibliotecária Isabella Nascimento Pereira, para conhecer parte da coleção de Livros de Artista da Unicamp. A coleção, idealizada pela Profa. Luise Weiss do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, é composta por livros tanto artesanais ou de edição, podendo ser obras únicas, de pequena ou grande tiragem. “Esse tipo de parceria é muito interessante porque possibilita criar uma ponte com as Universidades. O público da Feira tem a oportunidade de se aproximar da Universidade e os alunos de conhecerem trabalhos da produção independente que são apresentados na Feira, o que não deixa de ser uma forma de incentivar a produção artística local”, complementa Fabiana Pacola, co-produtora da SUB.
A programação paralela tem início no dia 30 de agosto no ateliê Serafina, da artista Valeria Scornaienchi, com um bate-papo sobre a concepção e materialização de seus livros de artista. No dia 9 de setembro é o papel artesanal que será o centro das atenções na Fêmea Fábrica em um bate-papo com a pesquisadora Luciana Kunde e alunas da Oficina de Papel Artesanal (OPA-Unicamp), seguido de exposição e de uma oficina.
Já na Biblioteca Zink, a programação começa no dia 31 de agosto, às 19h, com a abertura da exposição ‘O Roubo do Copo Americano’, de Fabiano Carriero, artista convidado para elaborar o cartaz da Feira SUB 2023 e a visitação segue de 1 a 29 de setembro. A Biblioteca recebe também duas oficinas – uma de xilogravura com o Xilomóvel Ateliê Itinerante e outra do Ateliê de Publicações Impressas com Florencia Lastreto e Lina Ibáñez, nos dias 4 e 14 de setembro, respectivamente. Outra atividade é o Literal – encontro literário itinerante – no dia 12, mediado pelo pesquisador licenciado em Letras, Eduardo Barbosa, com leitura e discussão de um conto de Machado de Assis e fragmentos de textos clássicos do autor que serão apresentados no contexto contemporâneo das publicações independentes; todos acontecendo das 14h às 17h.
No dia da Feira, 16 de setembro, em parceria com o Festival Hercule Florence de Fotografia, haverá uma ação de colagem de lambe, organizada por Ricardo Lima e Matheus Hofstatter, fotógrafo e artista expositor, respectivamente. (Com informações de divulgação)
A
Feira SUB (@feirasub) é uma realização do
Mix Estúdio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” e da Extecamp por meio do Curso de Especialização em Design Gráfico – Instituto de Artes/Unicamp.
Confira abaixo a programação completa. Todos os eventos são gratuitos.